Secretaria de Educação e Cultura
Secretaria de Educação e Cultura
- Publicado em: 18/01/2021 às 00:00 | Imprimir
Secretaria: Sandra Kolling da Rosa
Telefone: 55 3546-1300
Atendimento de Segunda a Sexta
Manha: 08:00 as 11:30
Tarde: 13:30 as 17:30
Email: educacao@alecrim.rs.gov.br
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conforme estrutura administrativa da Prefeitura Municipal de Alecrim está subdividida em 7 setores:
-Departamento de Apoio, Planejamento e Desenvolvimento da Educação Infantil
-Departamento de Orientação e Pesquisa Técnica
-Departamento de Apoio Administrativo
-Setor Educação Infantil
-Setor Orientação
_Setor Pesquisa
-Seção Apoio à Cultura
À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COMPETE:
Desenvolver a política educacional do Município em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, no que concerne à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e aos projetos do Município; gerir as atividades educacionais e culturais do Município.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
I - Participar no desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico do Município em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação, no que concerne à Educação Infantil e Ensino Fundamental;
II - Planejar em conjunto com os demais profissionais da Secretaria de Educação propostas de ações necessárias ao desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico Municipal;
III - Garantir o cumprimento da Legislação educativa vigente;
IV - Promover formações sistemáticas para a qualificação dos profissionais da educação;
V - Pesquisar, em conjunto com as coordenações das áreas específicas de ensino, situações pedagógicas que apresentam dificuldades, planejando formas de intervenção;
VI - Elaborar projetos, firmar convênios com outras esferas governamentais, visando ao aprimoramento da educação e o fornecimento da estrutura necessária ao bom desempenho das atividades;
VII - Fomentar atividades culturais criando e coordenando atividades nas diversas modalidades;
VIII - Coordenar o transporte escolar;
IX - Gerir a frota de veículos da Secretaria;
X - Executar outras tarefas afins.
AO DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO E PESQUISA TÉCNICA COMPETE
Coordenar e orientar os profissionais da educação no desenvolvimento de suas atividades.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar processos de aprendizagem e avaliações; coordenar a implantação de políticas pedagógicas; planejar e viabilizar a implantação de programas que atendam as necessidades locais, tanto em nível social como do mercado de trabalho; apurar as necessidades de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais, propondo a realização de aperfeiçoamento e coordenando a sua execução; implantar programas de avaliação de desempenho; Realizar outras tarefas afins.
AO DEPARTAMENTO DE APOIO ADMINISTRATIVO COMPETE:
Coordenar ações que visem à disponibilização de materiais, equipamentos e da estrutura necessária ao bom funcionamento da Secretaria.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar e orientar as atividades administrativas da secretaria. Promover ações visando ao fornecimento de materiais e equipamentos às equipes, dotando-as da estrutura necessária para a execução das suas atividades; assessorar o Secretário no que diz respeito a rotinas administrativas; coordenar as atividades de logística do transporte escolar; Realizar outras tarefas afins.
AO DEPARTAMENTO DE APOIO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPETE:
Planejar e coordenar as atividades relacionadas à Educação Infantil
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Coordenar e planejar as ações relativas à educação infantil; coordenar e organizar as equipes de profissionais e auxiliares alocadas às diversas atividades; Coordenar a estrutura do Ensino Infantil; propor projetos e programas de atendimento psicopedagógicos às crianças; realizar outras atividades afins.
AO SETOR DE ORIENTAÇÃO COMPETE
Coordenar a orientação dos profissionais da educação acerca das políticas educacionais a serem desenvolvidas.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Promover e coordenar a orientação dos profissionais da educação acerca das políticas educacionais a serem desenvolvidas; difundir entre os profissionais diretrizes e técnicas de ensino e avaliação; fazer cumprir a política municipal de ensino, bem como todas as normas legais pertinentes; Realizar outras tarefas afins.
AO SETOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMPETE:
Coordenar as atividades relacionadas à educação infantil.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Propor e acompanhar ações visando à disponibilização de educação infantil; coordenar as equipes de profissionais e auxiliares alocados às diversas atividades; coordenar o funcionamento da creche municipal; conduzir e avaliar programas de atendimento psicopedagógico às crianças; Realizar outras tarefas afins.
AO SETOR DE PESQUISAS COMPETE:
Coordenar ações de pesquisas relacionadas à educação e cultura.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Propor e coordenar ações de pesquisas aplicáveis à educação infantil e ao ensino fundamental; apurar as necessidades de aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais, sugerindo e acompanhando processos que visem à obtenção de melhores resultados de aprendizagem e formação; coordenar processos de escolha de materiais pedagógicos, livros didáticos e de materiais de pesquisa a serem disponibilizados às escolas e à Biblioteca Pública Municipal; Realizar outras tarefas afins.
À SEÇÃO DE APOIO À CULTURA COMPETE:
Supervisionar as ações culturais explorando suas múltiplas possibilidades, direcionando os trabalhos de modo que valorize os hábitos culturais na região onde o Município está inserido.
DESCRIÇÃO ANALÍTICA DA FUNÇÃO:
Promover ações de incentivo ao desenvolvimento cultural, resgatando e valorizando os hábitos culturais da região; promover eventos de divulgação da cultura local; elaborar projetos para obtenção de recursos junto à iniciativa privada e a outros entes governamentais; coordenar as atividades relacionadas ao Museu Municipal; coordenar a elaboração do calendário de eventos do Município; promover o acesso a materiais, livros, cursos e outros instrumentos de desenvolvimento cultural; Realizar outras tarefas afins.
.